quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Outra maneira de fazer cinema

Pra variar, acho que fui a última pessoa do mundo a assistir Avatar. Eu já tinha ouvido todas aquelas histórias de que quem fosse ver o filme deveria esquecer o roteiro e se concentrar no visual, etc etc. Acho estranha essa coisa de esquecer a história do filme, porque pra mim o mais importante no cinema é o roteiro. A gente atura uma fotografia mais ou menos, uma produção de baixo orçamento, mas não atura trama ruim. Mesmo assim, me despi de todos os preconceitos possíveis e vesti os óculos 3D.

Aí veio a primeira cena, aquela em que o protagonista acorda depois de tantos anos em coma. Achei maravilhoso! Fiquei tonta. Me senti flutuando como o resto dos atores. Pela primeira vez tive aquela sensação que o meu professor de assistência de direção descreveu, de que o espectador do filme é o voyeur, de que ele está na cena, como o terceiro olhar. E depois disso, foi uma sequência de cenas maravilhosas: a floresta noturna, as sementes flutuantes da árvore dos ancestrais, os vôos de helicóptero pelas montanhas suspensas.

Lá pelo fim da primeira hora de filme, no entanto, as belas cenas passaram a se repetir. A floresta noturna - de novo. As sementes flutuantes - de novo. Começou a me dar sono, fome e tédio. Percebi que checava o relógio a cada 20 minutos, e que tinha vontade de abandonar tudo no meio.

Mas por que, afinal, Avatar tem tantas indicações aos Oscar? O que sustenta esse filme pra ele ser tão levado a sério? Não consigo entender. Acho que vale a pena a ida ao cinema pela tecnologia empregada - desde que a exibição seja em 3D. Não me imagino assistindo ao DVD, nem à exibição normal. Seria chato demais. Uma maldade comigo mesma.

No final das contas, o palpite é: vá assistir. Mas se der soninho, tira um cochilo no cinema. Você já sabe como vai ser o fim do filme na abertura dos créditos mesmo...

Quer uma amostra? Tá aqui.

2 comentários:

  1. Oi querida, saudades de vc...
    Eu gostei do filme, e não fiquei cansada porque levei um super lanche comigo, pois sabia que o filme era longo...talvez seja uma boa dica =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Nana, o lanchinho deve ter mandado muito bem! E acabou que ontem o Avatar só levou os prêmios mais técnicos, né... Dava pra imaginar. Mas acho um bom programa, desde que no cinema, e em 3D.
    beijo!

    ResponderExcluir