segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Música de quarentão



Um dos dias mais felizes da minha vida foi ver o LCD Soundsystem tocar no Circo Voardor, em 2007. Estava chovendo, e por isso tinha pouca gente no Circo, o que deixava tudo com aquele clima de "festa lá em casa", com várias interrupções por conta da bateria que dava defeito, e uma pequena multidão de admiradores boquiabertos. Foi uma noite histórica. O baterista, que a todo momento parava a apresentação, foi carinhosamente apelidado pelo público de "shortinho e docksider", devido ao seu figurino no dia. No ponto alto da noite, que eu também já não lembro qual foi, a Luiza me abraçou e disse: "Que bom que estamos aqui nos divertindo!" Foi um êxtase coletivo, e do tipo não sintético.

James Murphy, o cantor, compositor e idealizador da banda, descobriu que tinha talento pra coisa quando já passava dos quarenta. Montou a DFA Records e lançou os tipos mais animados e modernos dos últimos tempos. Provou que é mais jovem que um monte de gente com vinte e poucos que anda fazendo música por aí. Por isso, eu respeito.

O segundo disco da banda, que também se chama LCD Soundsystem, é o meu preferido. Acho perfeito, do começo ao fim, meio triste às vezes, mas alegrinho na maior parte do tempo. E dançante, sempre dançante. Uma mistura de punk, disco, funk e house, pra gongar todos aqueles que cismavam em dizer que não dá pra misturar rock com batidas eletrônica.

Mas tem outra coisa também. O LCD é a banda mais novaiorquina que eu conheço. Eles e o Lou Reed, mas esse aí já ganhou a estatueta há muito tempo. As letras do LCD são tão NY que me dá saudade louca daquele lugar que eu tanto amei e odiei.

Minha música preferida é "Someone Great", uma poesia melancólica sobre o fim de um relacionamento amoroso. A gente acha que esse tema se esgotou até ouvir algo tão verdadeiro quanto a dor que ele canta. Eu já passei por isso, você também. Todo mundo já sufocou pelo coração partido! Mas a verdade é que a gente sempre sobrevive...

Outra coisa: o clipe da música é lindo demais. Assista agora ou se arrependa para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário