quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Pra estrear: Monstros Invisíveis - Chuck Palahniuk
Eu tenho uma implicância com esses autores gringos bombados da atualidade. Mas acho que essa implicância se deve muito à tradução pro português, que às vezes me faz lembrar daquela revista Bizz Letras Traduzidas. Coisas do tipo: "oh, garota, me beije forte". Frases que simplesmente não rolam na literatura brasileira.
Mas sejamos francos: o Chuck Palahniuk é legal. Ele escreveu Clube da Luta, que tem um texto bom e uma das melhores frase de todos os tempos: "Qual faqueiro me define como pessoa?" Alguém que escreve isso tem que ter uma dose de talento, certo?
Monstros Invisíveis conta a história de uma ex-modelo desfigurada que sai de carro pelos Estados Unidos com seu antigo namorado e uma traveca. Um road movie em forma de livro. Com a maior pinta de ter sido escrito com o olho na adaptação pro cinema: tem até uma virada no final que poderia ser um roteiro do M. Night Shyamalan. E é uma virada realmente surpreendente (o que já não se pode dizer dos roteiros do M. Night Shyamalan).
É bom porque a gente lê em uma levada só, em qualquer lugar, sem precisar se concentrar muito pra isso. Justamente porque é uma leitura fácil, eu fiquei compulsiva: na fila do banco, tava lá eu com o meu livro. Na praia também. Entre um comercial e outro da TV. É leitura que não muda a vida de ninguém, mas diverte.
Mas vacila com essa linguagem estranha dos livros de escritores pop traduzidos. Acho que se eu tivesse lido em inglês, não estaria tão incomodada. Mas eu li em português, e às vezes ficava parecendo que ia surgir um "yeah, baby", a qualquer momento. Essas traduções não são exatamente um primor de estilo. E eu sempre achei que livro bom é aquele que dá vontade do leitor sair escrevendo também. Pois é, com Monstros Invisíveis isso não acontece.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Palpiteira, voce gosta de Nick Hornby? Estou com "Long Way Down" aqui, jah lido, para dar pra alguem. Como esta em ingles, nao rola de sofrer com a traducao. Tem wuthering heighs para passar adiante tambem, se interessar. (cheguei a conclusao que minha casa nao eh grande suficiente para guardar todos os livros que eu leio, e que livros tem que ser lidos por mais de uma pessoa :).
ResponderExcluirBaxt - www.baxt.net/blog