segunda-feira, 7 de junho de 2010

Onde os hermanos sempre ganham


Tem duas coisas que os argentinos fazem indiscutivelmente melhor que a gente: doce de leite e cinema. Ainda bem, porque se fizessem filme igual ao resto da América do Sul o negócio ia ficar complicado. Cinema argentino é cinema de bom roteiro. E mesmo que eles não tivessem atores e diretores tão bons, ainda assim o cinema deles ia ser melhor do que o nosso. Fazer o quê: nós ganhamos mundiais de futebol, eles ganham Oscars. Cada país tem o prêmio que merece.
O Segredo dos Seus Olhos é um dos melhores filmes que eu vi na vida. É até difícil falar qual foi a cena que eu mais gostei, porque tem tantas seqüências maravilhosas, e tantos monólogos inacreditáveis, que citar um trecho em detrimento de outro vira a escolha de Sofia. Eu achava que ninguém no mundo era capaz mais de fazer uma história desse tipo. De verdade, eu achava que as pessoas não eram mais inteligentes e sensíveis e geniais como os gênios do passado. Mas, ainda bem, as pessoas sempre me surpreendem.
O Segredo é daqueles filmes que faz o espectador se achar muito inteligente. Porque a gente vai assistindo e vai entendendo o que ele quer dizer. Vai chegando a conclusões sobre os personagens e sobre o desfecho da história. Vai comprando o que o roteirista conta, e como ele conta. Você sai do cinema pensando ainda sobre o que acabou de ver; você senta no bar e pede um chope e conversa sobre o filme e, quando vai dormir, você se lembra do monólogo sobre a paixão de cada um.
Talvez essa seja a minha cena preferida. O monólogo sobre a paixão. Não a paixão de enamorados, mas o amor e a mania que cada um carrega dentro de si.
E mais uma coisa boa: o título em português é a tradução exatada do nome original, e quem tem tudo a ver com o filme. Nenhum exibidor tentou ser criativo ao trazer o filme ao Brasil, ninguém se atreveu ou se preocupou em inventar nada. Ainda bem. Criatividade ruim atrapalha.

Um comentário:

  1. Bruna, é muito engraçado como somos conectadas...=) Eu assisti a esse filme há umas duas semanas atrás e amei também!
    Ah, os argentinos também mandam bem nas empanadas e nos alfajores, vai?

    ResponderExcluir